Mundo – Com o anúncio da guerra entre Rússia e Ucrânia, a internet relembrou de um episódio antigo de “Os Simpsons” exibido em 1998 que mostrava a tensão entre Rússia e os Estados Unidos e a chance de reconstrução da União Soviética.

O episódio em questão é o 19º da nona temporada e ganhou o nome de “Simpson Tide” originalmente (no Brasil, ele é chamado de “Na Onda do Mar”). Na trama, Homer acaba ejetando o capitão de um submarino durante o treinamento militar e causa um conflito internacional.

Em reunião com os Estados Unidos, a Rússia avisa que a União Soviética nunca acabou, reconstrói o Muro de Berlim e manda os soldados para a rua. Não é exatamente o cenário que estamos vendo hoje no leste europeu – apesar do temor internacional de Putin reconstruir o Império Russo realmente existir – mas há semelhanças.

No Twitter, Al Jean, produtor de “Os Simpsons, lamentou a “previsão”: fico triste em dizer que não foi uma previsão difícil de ser feita”. Em entrevista ao Hollywood Reporter, ele falou mais sobre as coincidências.

“Eu odeio dizer isso, mas eu nasci em 1961, então 30 anos da minha vida foram vividos com o fantasma da União Soviética. Então, para mim, isso é mais regra do que previsão. Só assumimos que as coisas dariam errado”, explicou.

“Esse é o tipo de previsão em que fazemos referência a algo que estava acontecendo, e depois acontece de novo — nós esperávamos que nunca aconteceria, mas infelizmente acontece”, finalizou Jean.

Confira abaixo o trecho do episódio: