Brasil – Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores anunciaram que dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) poderão ser usados no resgate de brasileiros na Ucrânia, país que sofre invasão militar russa.

Segundo o governo, duas aeronaves KC-390 Millennium estão “de prontidão” para o eventual transporte de brasileiros que tentam deixar a Ucrânia em razão da guerra. Os aviões estão na Base Aérea de Anápolis (GO), mas ainda não há uma data certa para a decolagem.

O espaço aéreo ucraniano está fechado. Cerca de 500 brasileiros vivem no país. Neste sábado (26/2), segundo o Palácio do Itamaraty, 40 brasileiros conseguiram deixar Kiev em um trem. Eles seguirão para a fronteira com a Romênia.

De acordo com a FAB, aviões do mesmo modelo foram empregados para transportar doações para vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto do ano passado no Haiti.

A decisão de reservar as duas aeronaves para a finalidade de transportar cidadãos brasileiros foi tomada após o aumento da tensão no Leste Europeu.

Na sexta-feira (25/2), o Ministério das Relações Exteriores reservou 20 assentos em um trem que partiria de Kiev com destino à cidade de Chernivtsi, na fronteira com a Romênia.

A Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar liderada pelos Estados Unidos. Na prática, Moscou vê essa possível adesão como uma ameaça à sua segurança.

Já são três dias de luta armada. Ao todo, 198 pessoas morreram e mais de mil estão feridas. O governo ucraniano afirma que 100 mil soldados russos estão no país.

Veja a nota do Ministério das Relações Exteriores na íntegra:

A embaixada do Brasil em Kiev informou que cerca 40 brasileiros logrou embarcar há pouco (11h50 em Brasília) em trem de Kiev para a cidade de Chernivtsi. De lá, seguirão até a fronteira onde serão recepcionados por funcionários da Embaixada do Brasil em Bucareste, que já está em contato com o grupo

Já houve confirmação de que outros brasileiros, acompanhados de outros cidadãos latino-americanos, cruzaram o mesmo ponto da fronteira hoje pela manhã e, nesse momento, estão a caminho da capital romena.

O Itamaraty está coordenando a operação por meio de contato direto com o chefe da estação central de trens de Kiev, das autoridades locais em Chernivtsi e das autoridades migratórias romenas, além de missão enviada pela Embaixada em Bucareste à fronteira.

Via: Metrópoles