BRASIL – O senador Omar Aziz se reuniu neste sábado, 26, com parte da bancada federal do Amazonas. O objetivo da reunião foi discutir sobre a redução de 25% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), medida publicada ontem, 25, por meio do Diário Oficial da União (DOU).

Ainda na sexta-feira, muitos políticos do Amazonas foram as redes sociais e falaram sobre o sobre o assunto. O senador Omar Aziz disse em um vídeo publicado no Instagram que a nova decisão publicada no DOU e assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e 5 ministro Paulo Guedes, decreta a morte da Zona Franca de Manaus.

“A redução linear de 25 % do IPI para todos os produtos tira nossa competitividade, tira empresas do Amazonas, cria uma instabilidade muito grande jurídica e tenha certeza absoluta que ninguém mais vai se instalar em Manaus para montar uma indústria e gerar emprego e renda para o povo amazonense”, desabafou o senador.

Além de Aziz, o governador Wilson Lima informou, ontem, que deverá se reunir com Paulo Guedes para barrar este decreto. “Entendo a necessidade que o Brasil tem de promover uma reforma tributária profunda; porém, como governador do Amazonas, me causa grande preocupação a redução linear de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que alcança os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus”, disse.

Wilson Lima informou que além dele, o prefeito David Almeida, e representantes das indústrias e de segmentos econômicos também irão a Brasília para tratar do assunto, na tentativa de reverter o decreto publicado na noite dessa sexta-feira no Diário Oficial da União.