Brasil – Mulheres que estão presas no Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, zona norte do Rio, acusaram a professora Monique Medeiros de ter praticado atos libidinosos com o advogado dela, dentro do presídio.

Monique está presa na mesma unidade e é acusada de ter participado do assassinato do filho, Henry Borel, de 4 anos. O garoto foi assassinado pelo padrasto, o médico e vereador Dr. Jairinho, em 8 de março de 2021.

Segundo as denúncias, Monique teria mostrado os seios, enquanto o advogado se masturbava.

A situação teria ocorrido dentro do parlatório, que é o espaço no presídio em que o cliente conversa com o advogado, separados por um vidro. Nesse espaço, não há câmeras de monitoramento, para preservar o sigilo profissional entre advogado e cliente.

Denúncias

Seis presas denunciaram os supostos atos libidinosos praticados por Monique. Entre elas, estão duas detentas famosas: Elaine Lessa, que responde por tráfico internacional de armas e é mulher do Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle, e Fernanda Bumbum, acusada de planejar a morte de um rival da área de procedimentos estéticos.

Monique tem um histórico de problemas de convivência com as outras internas do presídio. Fernanda Bumbum chegou a discutir verbalmente com Monique e a teria ameaçado de morte. Acabou transferida de cela, para evitar conflitos.

Investigação

As denúncias dos atos libidinosos são investigadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro. Um procedimento interno vai averiguar a veracidade da informação.

Caso confirmado, Monique terá registro na ficha de comportamento, o que pode prejudicar a progressão de pena e a concessão de regalias dentro da cadeia, de acordo com a Lei de Execução Penal.