BRASIL – A Prefeitura do Rio de Janeiro liberou o uso total de máscaras na cidade em locais abertos e fechados. A decisão veio após uma reunião do Comitê Científico do município na manhã desta segunda-feira (7). A medida passa a valer a partir desta terça-feira, (8), quando será publicado no Diário Oficial.

As máscaras já estavam liberadas em locais abertos desde outubro de 2021, mas em ambientes fechados estavam mantidas. O secretário de Saúde, Daniel Soranz, anunciou a desobrigação da proteção e justificou que os números de casos graves e internações de Covid-19 estão em constante queda.

“Considerando o panorama epidemiológico que temos atualmente, a menor taxa de Covid desde o começo da pandemia, nosso comitê científico pode recomendar a desobrigação do uso de máscaras na cidade. Os indicadores dão muita segurança para essa medida, temos muita segurança para desobrigar”, afirmou o secretário em entrevista coletiva nesta manhã.

No entanto, o passaporte vacinal permanece mantido. Atualmente, o panorama epidemiológico na cidade mostra que o Rio tem a menor taxa de Covid-19 desde o começo da pandemia, assim com o números de transmissão. Já o índice de internações é de menos de 1%. Hoje, de cada 100 pessoas que fazem teste, menos de 5% dão positivo.

A prefeitura já havia comunicado uma possível liberação desde a última semana. A reunião estava marcada para o dia 14, mas a pedido do prefeito, Eduardo Paes, foi antecipada para a manhã desta segunda. No entanto, pessoas não vacinadas, os imunossupressão e com comorbidades devem permanecer usando a proteção.

“A gente ainda recomenda que pessoas que tenham imunossupressão, comorbidades e não vacinados continuem usando máscaras. Pessoas com sintomas respiratórios devem seguir com o uso de máscaras também”, disse Soranz.