Mundo – A Coca-Cola Co. anunciou, nesta terça-feira (8/3), a suspensão de suas atividades na Rússia, após mais um dia de guerra entre o país e a Ucrânia.

“Nossos corações estão com as pessoas que estão resistindo a efeitos inconcebíveis desses trágicos eventos na Ucrânia”, diz o comunicado da megaempresa mundial. A Coca-Cola informou que até 2% de sua receita veio da Rússia e da Ucrânia, em 2021.

Nesta terça-feira, a PepsiCo, um dos únicos produtos do Ocidente permitidos na então União Soviética, também anunciou que suspenderá suas vendas na Rússia.

A pressão para que empresas do Ocidente interrompam suas atividades no país está aumentando devido ao agravamento da guerra na Ucrânia. Antes do anúncio da Coca-Cola, a hashtag #BoycottCocaCola (boicote a Coca-Cola, em tradução livre) estava entre os assuntos mais comentados do Twitter, nessa segunda-feira (7/3). Os internautas reclamavam da falta de reação da empresa à guerra.

Outras marcas importantes anunciaram, nesta terça-feira, que deixaram por tempo indeterminado o mercado russo. Veja abaixo.

Starbucks

A companhia de cafés Starbucks, além de fechar os estabelecimentos, afirmou que não enviará mais ao país produtos administrados por licenciados.

A empresa ainda anunciou que o Alshaya Group, operador de pelo menos 100 Starbucks no país, “fornecerá apoio aos quase 2.000 parceiros na Rússia que dependem da Starbucks para sua subsistência”.

L’Oreal

A gigante de cosméticos L’Oreal divulgou que fechará temporariamente todas as suas unidades na Rússia, incluindo pontos de venda dentro de lojas de departamento e sites de vendas. Todos os investimentos em propaganda no país também foram suspensos.

“Condenamos veementemente a invasão russa e a guerra na Ucrânia, que está causando tanto sofrimento ao povo ucraniano”, disse a empresa francesa.

Unilever

Outra grande peça no mercado global, a Unilever anunciou que, a partir desta terça-feira, vai suspender investimentos e propaganda na Rússia e na Ucrânia. Entre os produtos comercializados pela Unilever, estão marcas como o sabão Dove e a sopa Knorr.

A Unilever, entretanto, ressaltou que continuará a fornecer produtos alimentícios e de higiene essenciais fabricados na Rússia, mas não abrirá mão do lucro.

McDonald’s

A rede de fast food McDonald’s também anunciou, nesta terça-feira, que suspenderá as atividades dos 850 restaurantes na Rússia.

A empresa assegurou que continuará pagando os 62 mil funcionários no país. Em uma carta aberta, o presidente e CEO do McDonald’s, Chris Kempckinski, afirmou que fechar essas lojas por enquanto é a coisa certa a fazer.

“Nossos valores significam que não podemos ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia”, disse Kempczinski.

Outras empresas

A lista de empresas que anunciaram nesta terça-feira a suspensão de atividades na Rússia soma-se a uma série de multinacionais que já tinham decidido aplicar sanções contra o país. Na semana passada, a Apple comunicou a interrupção dos negócios na Rússia e proibiu a venda de novos telefones, tablets e computadores – tais como iPhones, iPads, MacBooks e outros produtos da companhia.

As operadoras de cartão de crédito Mastercard e Visa também suspenderam as atividades no país. As empresas já tinham travado parte das operações, bloqueando instituições financeiras russas, mas decidiram expandir as retaliaçõ