Brasil – O presidente Jair Bolsonaro (PL) viu a sua folgada liderança entre os eleitores evangélicos diminuir na pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 11, mas recebeu uma outra boa notícia: neste ano, nunca tantos católicos apoiaram a sua candidatura.

Segundo o levantamento, feito entre os dias 7 e 9 de março, Bolsonaro tem 37% dos votos contra 33% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os evangélicos – a diferença está dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Em janeiro, segundo o mesmo instituto, o placar era de 43% a 27% para o presidente. Ou seja, a diferença para o petista caiu de dezesseis pontos percentuais para seis.

Já entre os católicos, o resultado foi inverso. Bolsonaro agora tem 28% contra 42% de Lula. A diferença é dez pontos menor que a registrada em janeiro pelo instituto, quando o placar era de 46% a 22% para Lula.

O presidente tem se esforçado para manter o apoio do eleitorado evangélico, um dos mais fiéis a ele desde o início do mandato, em janeiro de 2019. Outros candidatos, como Lula, Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), têm feito esforços para ganhar eleitores nesse segmento.

Bolsonaro é católico e algumas das pautas conservadoras que tenta emplacar desde que assumiu o cargo também agradam aos eleitores católicos.