MUNDO – Neste domingo (20), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky usou os poderes especiais da Lei Marcial e suspendeu temporariamente as atividades de partidos políticos e censurou a televisão.

O líder do país europeu baniu os partidos sob a acusação de “manter laços amigáveis com a Rússia” e para “controlar as informações jornalísticas veiculadas na televisão”.

“As atividades de políticos que visam a discórdia e colaboração não serão bem-sucedidas, elas vão enfrentar uma resposta dura. É por isso que o Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia decidiu, considerando a larga escala da guerra desencadeada pela Federação Russa e conexões entre ela e algumas estruturas políticas, suspender as atividades de uma série de partidos políticos durante a lei marcial”, disse Zelensky, conforme o jornal inglês The Telegraph.

Em inglês, eis os partidos afetados: Opposition Platform – For Life, Party of Shariy, Nashi, Opposition Bloc, Left Opposition, Union of Left Forces, Derzhava, Progressive Socialist Party of Ukraine, Socialist Party of Ukraine, Socialists e Volodomyr Saldo’s Bloc.

Zelensky justifica a medida “dada a agressão militar direta da Federação Russa, a disseminação ativa de desinformação pelo Estado agressor, a distorção de informações para negar a agressão armada da Federação Russa contra a Ucrânia, e com o fim de dizer a verdade sobre a guerra e garantir um status de política de informação unificada”.