Brasil – Em entrevista nesta quinta-feira (24/3) à Rádio Super Notícia, de Minas Gerais, Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência da República, descartou levar a ex-presidente Dilma Rousseff e outros petistas históricos, entre eles, o ex-ministro José Dirceu, para o governo, caso seja eleito.

Segundo Lula, não faz sentido ter uma ex-presidente auxiliando um governo. Quanto a Dirceu, Lula disse que o momento é deixar espaço para os mais jovens.

“Eu não penso nisso. Primeiro, não tem sentido uma ex-presidente da República trabalhar de auxiliar em um outro governo. Tenho profundo respeito pela Dilma, ela tem uma competência técnica extraordinária, mas acho que muita gente que surgiu depois que governamos esse país. Tem muita gente nova e essas pessoas que tem experiência pode me ajudar dando palpite, conversando. Às vezes, pode me ajudar não fazendo nada”, disse Lula.

Lula apontou que um novo governo dele deve ser baseado nas necessidades do povo, mas com gente nova participando do processo da campanha. “Acho que essas pessoas continuam tendo muito valor para mim. Todos eles são meus amigos e eu tenho profundo respeito. Obviamente, eles não vão repetir a passagem deles pelo governo. Não há necessidade” disse o ex-presidente.

“Nenhum deles aceitaria participar, porque eles sabem da importância de fazer um governo ousado para o período”, destacou.

Erro no impeachment

Lula foi questionado sobre o episódio de 2016, quando foi anunciado como ministro da Casa Civil da então presidente Dilma. Na época, a volta dele ao Planalto tinha o objetivo de ajudar a presidente na recomposição de sua base política no Congresso Nacional e tentar barrar o processo de impeachment. E ainda evitar a prisão do petista pela operação Lava Jato.

A nomeação de Lula, no entanto, foi anulada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em meio à divulgação, pela Lava Jato, de conversas telefônicas gravadas entre o ex-presidente e Dilma.

Lula, na entrevista, considerou a sua nomeação, na época, um erro.

“Quando eu fui convidado pela Dilma, eu disse para ela que no Palácio não cabem dois presidentes. Eu tentei ficar até uma hora da manhã mostrando para ela a ineficácia de tentar levar um ex-presidente para dentro do Palácio. Seria um incômodo para ela e seria um incômodo para mim. É que a situação estava muito difícil”, alegou Lula”.

Via: Metrópoles