Brasil – A cantora Daniela Mercury, representada pelo criminalista José Luis Oliveira Lima, processará o Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por crime contra a honra por ele ter postado um vídeo no Twitter em que as falas dela foram editadas como se ela quisesse dizer que Jesus Cristo era “gay, muito gay, muito bicha, muito v14d0”. Segundo a Folha de São Paulo, o vídeo original tem cerca de três anos e ela se referia ao cantor Renato Russo, morto em 1996.

A postagem do Twitter foi deletada, mas a assessoria da cantora fotografou e filmou a mensagem em que ele divulgou o vídeo com a legenda: “Cuidado! Cenas fortes. Efeitos colaterais da abstinência de Lei Rouanet. A que ponto a pessoa contaminada chega. Deus, tenha misericórdia deles, eles não sabem o que falam”.

A referência ao Renato Russo aconteceu em um show de Daniela Mercury em um show ocorrido em Garanhuns (PE) em julho de 2018. Na ocasião, o governo de Pernambuco tinha cancelado a apresentação da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, em que a atriz trans, Renata Carvalho, interpretava Cristo nos dias atuais como travesti. Como protesto, Daniela Mercury se solidarizou com ela.

“Já que a gente está falando de amor, me choca profundamente que os políticos desse país censurem uma peça de teatro”, disse Daniela Mercury. “É de uma petulância absurda. Se tivéssemos protestos de pessoas da religião, que não compreendem a arte, que não entendem que arte não tem dogma, é crítica social, é reflexão sobre nós, é essencialmente livre [seria aceitável]”, disse, sob aplausos da plateia. “Arte é para libertar cabeça de m. Não existe uma civilização sem liberdade”, seguiu.

“Nossa Constituição não deixa isso. A nossa Constituição não é a Bíblia. Eu sou de família católica e respeito profundamente. Mas nossa Constituição nos permite, sim, lidar com símbolos religiosos e falar sobre eles”, continuou e, ao começar a cantar uma música do Renato Russo, ela finaliza: “Meu amigo, Renato Russo, era gay, gay, muito gay, muito bicha, muito v14do, sim”.