BRASIL – O senador Omar Aziz irá se reunir mais uma vez nesta quarta-feira, 20, com os deputados federais e senadores da bancada do Amazonas do Congresso Nacional. A reunião será na casa do senador e o foco principal será para falar sobre o decreto que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI) em 25%.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes assinaram o decreto em fevereiro, e, desde então, Aziz vem lutando juntamente com algumas autoridades do estado para deter as medidas que prejudicarão a Zona Franca de Manaus.

Nos último dias o senador vem relatando os prejuízos que a ZFM sofrerá com os constantes decretos de redução do IPI do governo federal.

“Aqui, o percentual de 3%, 4%, 5% que se tira da Zona Franca e se dá para outro estado, a gente perde competitividade por conta da nossa logística, pela nossa situação geográfica. Ele quer arranjar um ‘jeitinho’ para enganar os amazonenses de novo. O presidente que está há quase 4 anos e não colocou um prego aqui numa barra de sabão no estado do Amazonas, pelo contrário, só tem tirado os benefícios da Zona Franca”, disse Omar Aziz em entrevista a um site local.

A medida assinada por Bolsonaro e Paulo Guedes tira a competitividade das indústrias do Amazonas e deixa a região sem atrativos para as empresas continuarem no Polo Industrial. Com isso, tais empresas podem fechar as portas, o que deixa em risco cerca de 500 mil empregos no estado.