Brasil – A ex-cantora gospel Jotta A, que recentemente revelou se identificar como uma mulher trans, disse que a presença de Linn da Quebrada, a Lina, no BBB22 a ajudou em sua transição. Ela ficou afastada das redes sociais durante meses enquanto criava forças para compartilhar publicamente sua jornada.

“Foi primordial a presença dela. Veio junto com o meu desejo de exteriorizar quem eu era. Sair das ruas na maneira que eu sou e saber que tem outra no ‘BBB’ mostrando como existimos é muito importante”, disse Jotta A ao Splash.

A cantora ganhou fama ainda na infância, quando foi descoberta pelo apresentador Raul Gil. Ela venceu a competição de calouros do “Programa Raul Gil”, assinou com uma gravadora gospel e lançou álbuns — um deles, o “Geração Jesus”, chegou a receber uma indicação ao Grammy Latino. Em 2020, Jotta assumiu a homossexualidade e deixou o segmento musical.

Ainda na entrevista, ela refletiu sobre a diferença na recepção de Lina e Ariadna, que foi a primeira mulher trans a participar do BBB em 2011. Na época, a participante caiu no primeiro paredão e foi eliminada.

“As pessoas tinham mais bloqueio para ouvi-la. Na vez da Linn, ouviram e entenderam mais. Quanto mais tivermos mulheres trans em rede nacional, em lugares de poder e ascensão, mais iremos normalizar que somos mulheres como qualquer outra“, concluiu.