BRASIL – O ex-presidente Lula (PT), em entrevista nesta quarta-feira (4) à rádio CBN de Campinas (SP), foi perguntado sobre querer ‘esconder’ seu passado recente, que conta com uma prisão injusta promovida pela Lava Jato.

O petista ressaltou não querer ‘esconder’ nada, e lembrou já ter provado “em 20 e poucos processos que o ex-juiz [Sergio] Moro (União Brasil-SP) era um mentiroso, que o [Deltan] Dallagnol (Podemos) era um mentiroso”.

“Essas pessoas criaram uma farsa política para tentar me destruir. Mas aconteceu aquilo que eu previa: quem tem a verdade dentro de si vai vencer a batalha”, afirmou Lula, que mesmo depois de toda a perseguição sofrida aparece nas pesquisas eleitorais como franco favorito para retornar à Presidência da República.

O ex-presidente não deixou de citar a imprensa ao falar da Lava Jato. “O Moro não enganou apenas a sociedade brasileira, enganou a imprensa, que foi estimulada a veicular todo santo dia as mentiras contadas por ele e pelo Dallagnol. A imprensa brasileira, uma parte dela, transformou em verdade a mentira. Uma parte da imprensa poderia pedir desculpas por ter sido enganada pela equipe do Moro e do Dallagnol”.

Lula também falou do “saldo” da força-tarefa. “O saldo que ficou da Lava Jato foram 4,4 milhões de pessoas desempregadas, foi a quebradeira da indústria brasileira, foram mais de R$170 bilhões que deixaram de ser investidos no setor produtivo desse país e mais de R$58 milhões que deixaram de ser arrecadados. Aquelas pessoas que roubaram e delataram continuam ricas, ficaram com metade do roubo. A Lava Jato legalizou o roubo de quem roubou. Tenho certeza que meus acusadores não têm 10% da tranquilidade que eu tenho hoje”.