A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) decidiu pela cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val, em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (17).

O parlamentar perderia o mandato se tivesse no mínimo 48 votos, ele que também é conhecido pelo seu canal no youtube ‘Mamãe Falei’ também perdeu os direitos políticos, de acordo com a lei de inelegibilidade. Foram 73 votos sim e nenhum não.

O pedido para que a votação nominal fosse feita em plenário foi aprovada pelo Conselho de Ética da Casa Legislativa por unanimidade. Vale ressaltar que Arthur do Val é o primeiro deputado cassado pela ALESP em mais de 23 anos.

O último parlamentar que havia sido cassado pelo Legislativo Paulista foi o ex-deputado Hanna Garib, em 1999, que era acusado de fazer parte da chamada “máfia dos fiscais” da cidade de São Paulo, na época que era vereador da capital.

O advogado de defesa do ex-deputado, Paulo Henrique Bueno, destacou ser um momento triste para a ALESP, uma vez, ‘independentemente da pessoa que está sendo julgada neste momento é sim, de se refletir sobre a democracia, sobre onde está caminhando a nossa política os nossos mandatários, nosso representantes do povo’.