MUNDO – O Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Cneos) da Nasa informou que um asteroide gigante, com 1,8 quilômetro de diâmetro passará “perto” da Terra entre a tarde e a noite desta sexta-feira (27).

Chamado de 7335 (1989 JA), o corpo rochoso foi descoberto em 1989 e deve passar a uma distância de quase 4 milhões de quilômetros da Terra — quase dez vezes a distância até a Lua –, atingindo a velocidade de cerca de 47.232 km/h, segundo a Cneos.

O asteroide não deve atingir nosso planeta, mas ainda assim, foi classificado como “potencialmente perigoso”.

A Nasa classifica como Objetos Potencialmente Perigosos aqueles que podem se aproximar a uma distância mínima de interseção da órbita terrestre inferior a 0,05 au (unidade astronômica) — ou 7.480.000 quilômetros.

A distância do 7335 (1989 JA) em relação à Terra será de 0,026 au — ou 3.889.544 quilômetros.

A agência espacial lançou no ano passado a missão DART, ou Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, com o objetivo de destruir Dimorphos, uma pequena lua orbitando o asteroide Didymos, próximo à Terra.

Esta será a primeira demonstração em grande escala desse tipo de tecnologia pela agência em nome da defesa planetária. Também será a primeira vez que os humanos alteram a dinâmica de um corpo do sistema solar de forma mensurável, de acordo com a Agência Espacial Europeia.