Manaus – Na tarde desta sexta-feira (17), a delegada do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Marna de Miranda, agrediu uma equipe de reportagem de um veículo de comunicação que cobria um homicídio nas proximidades da Travessa São Pedro, no bairro da Compensa, na Zona Oeste da capital.

O fato ocorreu quando o jornalista Thiago Gonçalves e repórter cinematográfico Paulo Cesar de Araújo registravam imagens. A delegada chega ao local e aplica uma tapa no equipamento da equipe.

Eu estava ao lado do carro do IML, em cima da calçada, registrando tudo com imagem embaçada como a gente sempre faz. De repente, a delegada veio na minha direção com a mão na arma e mandou eu desligar a câmera senão iria me prender. Antes que eu pudesse argumentar ela deu um tapa no celular que caiu no chão e quebrou. Ela ameaçou me prender do por desacato a autoridade”, disse o cinegrafista.

Em sua defesa, a delegada alegou que a equipe cometeu vilipêndio de cadáver, crime previsto no artigo 212 do Código Penal. Porém, a equipe negou e disse que zela pelo respeito das famílias que perdem seus entes queridos.

Após o ato viralizar nas redes sociais, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, emitiram uma nota de repúdio contra a ação da delegada.

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ tornam público o seu repúdio à agressão realizada pela delegada de Polícia, Marna de Miranda, lotada no 19 º Distrito Integrado de Polícia (DIP,) na tarde desta sexta-feira (17/06), contra a equipe de reportagem do Site Imediato, em pleno exercício profissional da atividade jornalística, na cidade de Manaus, Amazonas.

A equipe de reportagem do Site, composta pelo jornalista Thiago Gonçalves e o repórter cinematográfico, Paulo César de Araújo declara, no texto publicado pelo veículo de comunicação, que foi intimidada pela policial. Descreve que a delegada, ao passar em frente à câmera, desfere um tapa, danificando o equipamento de filmagem, no momento em que registrava um homicídio, no bairro da Compensa, zona Oeste, com o uso da tela embaçada.

As entidades representativas dos jornalistas lamentam o episódio, que pode ser caracterizado abuso de autoridade de um agente público de segurança, pertencente a Polícia Civil do Estado.

Por fim, o SJP/AM e FENAJ solidarizam-se com a equipe de reportagem do Site Imediato pelo ocorrido. E, solicitam providências para a garantia do trabalho diário – o pleno exercício da atividade dos profissionais e veículos de imprensa – de portais, sites e blogs de notícias à Delegacia Geral (DG) da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.

Manaus, AM, 17 de junho de 2022.

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AM

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ