Brasil – Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) anunciaram greve de um dia em todos os estados e no Distrito Federal nesta quinta-feira (23/6). O ato pede justiça no caso Dom e Bruno, assassinados no início do mês, e a saída imediata do presidente da instituição, Marcelo Xavier. As informações são do site Metrópoles.

Segundo representantes de servidores da fundação INA (Indigenistas Associados), a greve manifesta “profunda tristeza e indignação pelo assassinato bárbaro” do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips e pede identificação e responsabilização de todos os culpados.

As associações também apontam Xavier como um presidente que “demonstra não possuir qualidade mínima para gerir a política indigenista”, conforme escreveu a Associação Nacional dos Servidores da Funai (Ansef).

Obstáculos ao trabalho do órgão e uma alegada má gestão de Marcelo Xavier eram denunciados por Bruno, que pediu licença da Funai em 2019, após ser exonerado de um cargo de chefia logo depois de coordenar uma grande operação contra garimpo ilegal.