Após pedido da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), por meio do Requerimento de nº 3.068/2021, nesta segunda-feira (27), os idosos da capital passaram a contar com o “Ônibus do Idoso”. A unidade móvel foi entregue pelo governador do Estado, Wilson Lima, durante cerimônia ocorrida no Stúdio 5, bairro do Distrito Industrial.

Trata-se de um serviço itinerante que prestará atendimentos psicossociais gratuitos e orientações sobre os direitos dos idosos para grupos da terceira idade da capital e Região Metropolitana de Manaus.
Além disso o projeto vai oferecer acompanhamento de profissionais de educação física aos grupos que já participam do programa “Vida e Saúde do Idoso Ativo”, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos idosos, estimulando a participação deles nas ações e programas que privilegiem o envelhecimento ativo, com foco na cidadania, longevidade e inclusão social.

No requerimento, Joana Darc explica que o projeto é essencial, considerando que o transcorrer do tempo o ser humano passa a apresentar limitações físicas, não dispondo mais da mesma resistência e habilidade para enfrentar o dia a dia necessitando de cuidados especiais. É uma circunstância natural do corpo, e isso torna o idoso uma pessoa mais frágil que necessita de uma atenção especial da família, da sociedade e do Estado para assegurar os seus direitos. Esse projeto vem exatamente para facilitar a vida do pessoal da terceira idade, de modo que saibam quais os seus direitos na sociedade, e terem acesso a vários serviços sociais e de saúde sem precisar que se desloquem para muito longe. Agradeço ao Governador Wilson Lima, por atender mais um pedido meu em favor dos nossos idosos”, disse.

Os serviços serão coordenados pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUSC, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) e conta com escuta qualificada, atendimento psicológico, jurídico e de serviço social, que busca identificar possíveis casos de violação de direitos.

Além disso, vão ser disponibilizados pelo ônibus fisioterapeutas e técnicos de enfermagem para reforçar o cuidado da saúde destes idosos.