BRASIL – O ex-presidente Lula (PT), em pré-campanha à presidência da República, está cada vez mais abrindo diálogo com grandes empresários a fim de romper barreiras com os “representantes do PIB”, de acordo com a coluna da Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.

Em jantar realizado nesta terça-feira (28), nos Jardins, em São Paulo, o petista e seu vice Geraldo Alckmin (PSB) tiveram um dos encontros “mais bem-sucedidos” com empresários até o momento, conforme pessoas próximas relataram à coluna.

O tom foi de descontração, alinhamento de expectativas – Lula afirmou que em seu eventual governo não haverá “sustos” ou “surpresas” – e os representantes do setor mostraram-se cada vez mais interessados em ouvi-lo.

Alckmin também conduziu a conversa de forma bem-humorada e mostrou entrosamento com Lula. O petista, inclusive, chegou a brincar que ambos “se parecem com um casal que está junto há mais de 50 anos”, de acordo com a reportagem.

Além disso, Lula também afirmou que a antiga disputa com o PSDB era um “luxo” para o país, pois, mesmo após brigas, os dois partidos se juntavam para “brindar com um chope” o respeito e compromisso em relação ao país.