Em uma ação recente movida contra o TikTok, alegando a morte de duas crianças que tentaram cumprir o “desafio do apagão”, outros cinco casos fatais também foram citados. Todos tendo como vítimas crianças com menos de 15 anos de idade.

Com isso, pelo menos sete mortes de crianças ocorreram em 2021 envolvendo o desafio, segundo as alegações. O aplicativo está sendo apontado como responsável direto, por causa de seu algoritmo (que acaba enviando o conteúdo mortal para as vítimas). A ação mais recente foi movida pelos pais de Lalani Walton, de 8 anos de idade, e Arriani Arroyo, de 9 anos.

A denúncia aponta que o desafio “incentiva os usuários a se sufocar com cintos, cordões de bolsa ou qualquer coisa semelhante até desmaiar”. Além das duas crianças de 8 e 9 anos de idade, os casos listados incluem duas crianças de 10 anos (uma na Itália e outra no estado americano da Pensilvânia), duas de 12 anos de idade, nos Estados Unidos, e uma de 14 anos de idade, da Austrália. Todas supostas vítimas do desafio do apagão em 2021.

O QUE DIZ O TIKTOK – A mãe da criança de 10 anos da Pensilvânia, Nylah Anderson, que também está processando o TikTok, alega que o aplicativo “empurrou desafios extremamente e inaceitavelmente perigosos”. Em resposta a esse processo, a empresa disse que bloqueou as buscas pelo desafio em sua plataforma e que a prática perturbadora “sobre a qual as pessoas parecem aprender de outras fontes além do TikTok”, é muito anterior ao aplicativo.

No processo mais recente, as famílias alegam que as crianças não estavam procurando o desafio quando viram os vídeos, que apareceram na página “For You” – na tela principal do TikTok para as vítimas. Ou seja, as acusações são de que o aplicativo determinou que os conteúdos “são apropriados e adequados para crianças pequenas”.

Entre os argumentos, o processo traz que, como o TikTok anuncia e promove alguns desafios, ele tem o dever de monitorar tais conteúdos. Sejam eles postados ou que estejam circulando na plataforma, evitando assim a proliferação.

Com informações Olhar Digital