A companhia australiana de mineração Lucapa Diamond anunciou na quarta-feira (27) que mineiros em Angola encontraram o maior diamante rosa puro já visto nos últimos 300 anos. A pedra preciosa tem 170 quilates. As informações são do jornal O Globo e do Uol.

O diamante foi localizado na mina Lulo, que é administrada pela Lucapa Diamond Company. Por conta do seu local de origem, a pedra preciosa foi batizada de “Lulo Rose” (Rosa de Lulo, em português).

Segundo informações da mineradora, a pedra será vendida em um leilão internacional pela companhia estatal de Angola, responsável por administrar o mercado de diamantes. Até o momento, não foi divulgado o preço estimado do objeto.

O diamante mais caro já vendido foi o Pink Star de 59,6 quilates, que foi arrematado em 2017, em um leilão em Hong Kong, pelo valor de US$ 71,2 milhões (R$ 371 milhões na cotação atual).

Antes de ser leiloada, a pedra passará por corte e polimento, procedimentos necessários para que consiga atingir seu valor total de mercado. Esse processo, embora necessário, pode acarretar na perda de 50% do peso do objeto.

A descoberta de uma das formas mais raras e puras do diamante motivou o governo de Angola a continuar investindo no mercado de extração mineral. Em comunicado,  Diamantino Azevedo, ministro angolano dos Recursos Minerais, enfatizou a importância do país no cenário global de pedras preciosas e destacou o trabalho que já vem sendo realizado há anos.