Brasil – Recorte da pesquisa Datafolha realizada entre os dias 27 e 28 de julho, divulgado nesta terça-feira (2), revela que com o governo Jair Bolsonaro (PL) 23% dos brasileiros trocaram o leite por soro de leite – insumo usado na indústria para fabricação de produtos lácteos – e 20% passaram a consumir sobras de carne, carcaça e pele de frango.

Segundo o levantamento, sete em cada dez brasileiros mudaram seus hábitos de consumo devido à explosão da inflação, trocando produtos por marcas mais baratas ou simplesmente deixando fora da lista de compras.

No total, 67% mudaram os hábitos de compra. São 61% os que foram em busca de marcas mais baratas e 29% os que compraram produtos próximos ao vencimento.

Entre aqueles que recebem benefícios do governo, como o Auxílio Brasil – que substituiu o Bolsa Família -, a situação é ainda mais drástica: 31%  passaram a comprar sobras de carnes e consumir soro de leite. Além disso, 36% estão adquirindo produtos próximos ao vencimento e levando para casa feijão partido e pontas de frios.

A pesquisa ouviu  2.556 pessoas em 183 cidades de forma presencial. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo, está registrada no TSE sob número BR-01192/2022.

Via: Revista Fórum