AMAZONAS – Alexandre da Silva Salazar, conhecido como ‘sargento Salazar’, posou ao lado de um adolescente de 12 anos armado.

Em grave infração ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Salazar republicou um storie do menino ao som de “Tropa de Elite”, canção do grupo Tihuana, famosa por compor a trilha sonora do filme Tropa de Elite, de 2007.

O ECA, no artigo 242, diz que “vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente arma, munição ou explosivo: Pena – detenção de seis meses a dois anos, e multa”.

Apesar de a arma empunhada pelo menino parecer ser de brinquedo, o mero incentivo de um adulto a tal conduta já é passível de investigação e punição.

Cabe destacar que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, um projeto de lei que pune com multa e detenção de 1 a 3 anos, a apologia a armas de fogo nas redes sociais – nesse caso, certamente haveria o agravante de se tratar de um menor de idade.

Candidato a deputado pelo PMN, Salazar é mais um policial blogueiro que emergiu nas redes sociais e alcançou “fama” ao gravar abordagens e operações policiais em comunidades de Manaus.