Brasil – No primeiro comício oficial da campanha eleitoral de 2022, em Belo Horizonte (MG), o candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que não vai privatizar a Petrobras nem bancos públicos.

“Nós vamos recuperar a indústria brasileira, e a Petrobras não será mais privatizada. O Banco do Brasil não será privatizado. A Caixa Econômica não será privatizada. O BNDES não será privatizado. Esses bancos públicos estarão a serviço do desenvolvimento deste país. E os Correios também não serão privatizados”, afirmou.

Lula voltou a prometer a criação do Ministério dos Povos Originários e outro voltado a pequenas e médias empresas, além de uma pasta da Igualdade Racial. O ex-presidente também afirmou que atuará no combate ao garimpo ilegal e que o Palácio do Planalto estará aberto para negros, indígenas, desempregados e pessoas com deficiência física.

No ato, Lula fez um discurso de 26 minutos voltado principalmente à economia e ações sociais e afirmativas, além de voltar a fazer um aceno aos evangélicos.

De forma breve, o presidenciável criticou o presidente Jair Bolsonaro, sem citar o nome do chefe do Executivo nacional, e usou a maior parte do discurso para falar sobre problemas econômicos do país e prometer melhorias para o cenário, caso eleito. “Não queremos dinheiro em caixa, queremos dinheiro em infraestrutura, em transporte”, disse Lula.

Via: Metrópoles