Brasil – Dados coletados pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgados nesta terça-feira (23/8) apontam que Jair Bolsonaro (PL) tem 40,3% das intenções de voto no estado de São Paulo. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 35,5%.

Os números demonstram estabilidade em relação ao último levantamento, realizado no fim de julho. Na ocasião, Bolsonaro tinha 40,1% das intenções de voto, e Lula, 36,2%

O resultado da apuração corresponde a um cenário estimulado, quando os pesquisadores apresentam ao eleitor uma lista de candidatos.

Ainda neste contexto, de acordo com os dados divulgados nesta terça, Ciro Gomes (PDT) tem 7,6% das intenções de voto no estado de São Paulo. Simone Tebet (MDB) vem em seguida, com 3,6%.

Outros candidatos, como Pablo Marçal, Felipe D’Ávila, Vera Lúcia, Léo Péricles, Soraya Thornicke, Eymael e Sofia Manzano, tiveram pontuação abaixo de 1% ou não pontuaram.

Entre os entrevistados, 7% afirmaram que votariam nulo, branco ou em nenhum dos candidatos. Outros 4,7% não sabem ou não responderam ao questionamento.

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Outros cenários

No cenário espontâneo, quando não é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor, a maior parte dos entrevistados, 34,4%, afirmou que não sabe ou não respondeu em quem irá votar.

Jair Bolsonaro foi o candidato com maior pontuação, marcando 29,6%. Lula vem em seguida, com 24,5%. Ciro Gomes ficou com 2,5% e Simone Tebet, com 1,4%.

Além disso, 7% dos entrevistados disseram que votariam branco ou nulo.

A pesquisa foi realizada com 1.880 eleitores com idade acima de 16 anos, por meio de entrevista presencial, em 78 municípios de São Paulo. Os números foram coletados entre os dias 18 e 22 de agosto.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro estimada em 2,3 pontos percentuais. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03203/2022.

Fonte: Metrópoles