Manaus – O Dia do Folclore, festejado anualmente no dia 22 de agosto, foi lembrado pelo candidato a deputado estadual Daniel Almeida (Avante) com uma visita à diretoria do Boi Tira Prosa, tradicionalmente sediado no Bairro Santa Luzia, zona Sul de Manaus.

Durante anos, a família Almeida encontrou na agremiação uma saudosa maneira de brincar de boi entre amigos, sendo também uma das famílias que muito colaborou para o fortalecimento do folclore local. É o que reafirma o presidente do Tira Prosa, Ronaldo de Matos.

“Hoje, no Dia do Folclore, nós recebermos o Daniel aqui é maravilhoso. É uma pessoa que vem e soma conosco, e quando eu digo que soma é porque ele já vem somando há tempos, não somente com o Boi Tira Prosa, mas com muitas danças tradicionais da zona Sul. E isso é de família. Vem do pai dele, da saudosa dona Rosa, do seu irmão, o nosso prefeito e dele mesmo. É uma família que sempre foi parceira de nossa comunidade”, destacou.

Para Daniel Almeida, retornar as suas origens é fundamental para continuar o legado de sua família no apoio à cultura popular manauara. “Aqui é o berço do folclore do Santa Luzia. Eu me lembro que o boi passava dançando na frente da minha casa e minha mãe, principalmente, gostava muito desses momentos em família, brincando de boi. Agora surge uma nova geração do Tira Prosa e nós faremos parte também dessa nova história”, relembrou Almeida.

Daniel ressalta a disposição para, caso eleito, fortalecer ainda mais esta e outras agremiações culturais. “Essa parceria não foi por coincidência. Então, vamos colocar o boi em primeiro lugar no próximo festival e incentivar o festival do Centro Cultural Povos da Amazônia e também os festivais de bairros e do nosso interior, porque geram muitos empregos. E como deputado, vou ser um incentivador da cultura e do folclore e quero ajudar o nosso bairro a continuar crescendo”, conclui Daniel, destacando a importância do Tira Prosa, que tem 78 anos de tradição, tendo conquistado, ao todo, 41 títulos.