Mundo – O cadáver de uma lula gigante, de 4,3 metros de comprimento, apareceu na costa de Scarborough Beach, na Cidade do Cabo, África do Sul.

A espécie foi identificada como Architeuthis dux, que habita o oceano profundo, de acordo com depoimento de Mike Vecchione, zoólogo de invertebrados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), à Live Science.

A causa da morte do cefalópode não está clara, mas os cientistas supõem que o animal deve ter sido atingido por uma hélice de navio.

A criatura vista na semana passada foi a segunda lula gigante a surgir em uma praia da região neste ano, de acordo com o site de notícias sul-africano “News24”.

O outro exemplar da espécie achado na Cidade do Cabo media 3,5 metros.

Lulas gigantes são vistas principalmente nas costas da Nova Zelândia e ilhas do Pacífico, no leste e no oeste do Atlântico Norte e no Atlântico Sul ao longo da costa africana. Autoridades coletaram amostras de tecido da carcaça da lula em Scarborough Beach para serem examinadas em breve por pesquisadores do Museu Sul-Africano de Iziko, disse Gregg Oelofse, gerente costeiro da Cidade do Cabo, ao “News24”.

A maior lula gigante já registrada tinha incríveis 13 metros de comprimento.

Fonte: Extra