AMAZONAS – Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (31), pelo Instituto Perspectiva – Mercado e Opinião, mostra o ex-presidente Lula (PT) na liderança da corrida eleitoral do Amazonas pela Presidência da República.

Lula teve crescimento exponencial no estado desde a primeira pesquisa divulgada. No cenário espontâneo, o petista subiu 10,9 pontos percentuais. No cenário estimulado, o ex-presidente cresceu 5,7% na preferência do eleitorado.

Em contraponto, seu principal adversário Jair Bolsonaro (PL) perdeu eleitores. Candidato à reeleição, Bolsonaro tinha, em março, 27,5% dos votos na pesquisa espontânea – hoje, 27,2%. No cenário estimulado, Jair caiu de 36,8% para 32,7%.

Pesquisa Espontânea

No cenário espontâneo, onde o eleitor diz sua intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Lula tem 34% das intenções dos votos amazonenses.

Confira:

Pesquisa Estimulada

No cenário estimulado, são apresentados os nomes dos postulantes ao Palácio do Planalto para o eleitor, que então indica quem terá seu voto.

O ex-presidente Lula, candidato pelo Partido dos Trabalhadores, é líder isolado nas intenções de voto com 43,2%. A diferença entre ele e o segundo colocado é de mais de 10%.

Confira:

Segundo Turno

Não foram divulgados dados referentes a um possível segundo turno para as eleições presidenciais.

Sobre a Pesquisa

O Instituto Perspectiva entrevistou 1.500 pessoas em Manaus e mais 24 municípios do Amazonas. O período de realização da coleta de dados foi de 26 e 27 de agosto de 2022. A margem de erro máxima estimada é de 2,5%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%.

Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-07370/2022.