Brasil – Compilação das pesquisas eleitorais feita por Marcos Coimbra, do Vox Populi, revela que após as novas sondagens divulgadas pelo Ipec (ex-Ibope) na segunda-feira (29) e Datafolha nesta quinta-feira (1º) Lula (PT) segue com 50% dos votos válidos nos estudos realizados presencialmente. Jair Bolsonaro (PL) marca 36%, Ciro Gomes (PDT) tem 8% e os demais somam 5%.

No total de votos na média das presenciais, Lula tem 44%, Bolsonaro 32%, Ciro 8% e os demais somam 5%. Brancos, nulos e indecisos são 11%.

“Se formos reparar, no primeiro mês de 2022, Lula tinha 43% e agora tem 44%, o que sugere que ele é uma pessoa com um nível de estabilidade, com uma base sólida nas intenções de votos. De Bolsonaro para baixo, tem coisa acontecendo, mas não [mexe] com ele. Lula continua onde sempre esteve”, disse Coimbra ao Fórum Café – assista à entrevista abaixo.

O diretor do Vox Populi, no entanto, ressalta que após um pico – que chegou a 47% em junho -, Lula oscilou negativamente devido ao que ele classifica como uma readequação do voto da classe média, especialmente no Sudeste.

“O que se viu foi que uma parte da classe média, especialmente no Sudeste, começou a considerar a sério a hipótese de votar em Lula. Muitos eleitores nunca haviam votado nele, mas porque o adversário dele é essa coisa inaceitável por pessoas civilizadas, esse eleitor começou a pensar. E o que temos visto após chegar a esse pico, de 47%, é que esse eleitor de centro-direita, que estava começando a pensar em votar em Lula, começou a recuar em sua opção”, diz.

Para ele, isso não significa uma queda, mas uma readequação de votos que não eram do petista. “A classe média brasileira, ao que parece, uma parte dela prefere outro quadriênio como esse a dar uma chance para uma candidatura de esquerda”, disse.

A média das pesquisas presenciais mostram ainda que Lula segue vencendo Bolsonaro em simulação de segundo turno. No entanto, a diferença entre os dois vem caindo.

Em junho, o petista tinha 63% dos votos válidos contra 37% do atual presidente. Atualmente, o placar é de 58% para 42%.

Pesquisas remotas

Na média das pesquisas remotas, realizadas por telefone ou e-mail, o placar está ainda mais justo. No primeiro turno Lula tem 47% dos votos válidos contra 39% de Bolsonaro. Ciro tem 8% e os demais somam 6%.

Nos votos totais, o petista marca 44% e o atual presidente 36%. Ciro tem 8% e os demais 6%, mesmo índice de brancos, nulos e indecisos.

Nessa modalidade Lula vence Bolsonaro no segundo turno por 57% a 43% dos votos válidos.

Fonte: Revista Fórum