MUNDO – “Peppa Pig“, o desenho animado de sucesso destinado a pré-escolares, apresentou a primeira família de pais do mesmo sexo em seus 18 anos de história.

O momento marcante chegou durante um episódio intitulado “Famílias”, que foi ao ar no Canal 5 no Reino Unido na terça-feira (6).

Na cena curta, a colega de classe de Peppa, Penny Urso Polar, fala sobre suas duas mamães e o que torna cada uma delas especial.

Enquanto desenha uma foto de sua família – dois ursos polares em vestidos – Penny diz: “Eu sou Penny Urso Polar. Eu moro com minha mãe e minha outra mãe. Uma mãe é médica e uma mãe cozinha espaguete. Eu amo espaguete”.

O episódio dividiu os espectadores. Enquanto muitos saudaram a inclusão, alguns não apoiaram a introdução do casal do mesmo sexo.

A organização britânica de proteção Safe Schools Alliance tweetou: “Realmente bom ver a representação apropriada para a idade de casais do mesmo sexo em Peppa Pig com Penny e suas duas mães”.

Outro espectador twittou: “Esse é o fim do fenômeno Peppa Pig. Que vergonha. Educação, não doutrinação”.

Exibido em 180 países e traduzido para 40 idiomas, o desenho se tornou um fenômeno global desde que estourou nas telas em 2004.

A franquia tem brinquedos, linhas de roupas e até uma atração turística própria: Peppa Pig World.

A CNN entrou em contato com a Entertainment One, a produtora canadense por trás do programa, para mais comentários.

Em 2019, os ativistas lançaram uma petição pedindo aos escritores de “Peppa Pig” que incluíssem uma família de pais do mesmo sexo, para torná-la mais inclusiva para todas as crianças.

A petição, que atraiu mais de 23.000 assinaturas, afirmou: “As crianças que assistem Peppa Pig estão em uma idade impressionável, e excluindo famílias do mesmo sexo vai ensiná-las que apenas famílias com um pai solteiro ou dois pais de sexo diferente são normais.

“Isso significa que filhos de pais do mesmo sexo podem se sentir alienados por Peppa Pig, e que outras crianças podem ser mais propensas a intimidá-los, simplesmente por ignorância.

“Peppa Pig não é apenas para entretenimento, as crianças estão inevitavelmente aprendendo com isso também”.