Amazonas – Em decisão proferida de forma unânime pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-vereador de Itacoatiara, Robson Siqueira, candidato a deputado estadual pelo PV, teve o registro de candidatura indeferido. Por ausência de elegibilidade, de acordo com a Lei Complementar Federal n. 64/90 (Lei de Inelegibilidade) e a Lei da Ficha Limpa.

A defesa de Siqueira ainda pode recorrer da decisão, a data limite para o julgamento das ações no TSE é na próxima segunda-feira (12). O polêmico candidato, teve o mandato de vereador cassado por quebra de decoro parlamentar em razão do acúmulo indevido de cinco cargos em órgãos públicos, sendo eles: um mandato de vereador em Itacoatiara, dois cargos de médico na Prefeitura de Silves (generalista e plantonista), um cargo de médico em empresa que presta serviços para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Itacoatiara e um cargo de 3° sargento na Polícia Militar do Amazonas.

De acordo com o DivulgaCand, ferramenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que armazena e disponibiliza consulta aos eleitores de todas as informações financeiras dos concorrentes ao pleito de 2022, a campanha de Siqueira já arrecadou R$20.000,00 de recursos próprios. O gasto com despesas não foi declarado até o momento.

Alvo de operação da Polícia Federal

Em 2018, Robson foi localizado com 300 kg de maconha e outros entorpecentes. Outras três pessoas da quadrilha liderada por Robinho foram presas. Durante abordagem, Robinho foi preso e, segundo a Polícia Civil, ele estava com um veículo roubado de São Paulo. O carro modelo Honda CRV estava com placa clonada.

Segundo a polícia, dentro do veículo foram encontradas uma cartela de ecstasy, 30 comprimidos de LSD, uma porção de cocaína e cédulas de dinheiro, que totalizam R$ 10 mil. Um carro modelo Jeep SUV e uma lancha também foram apreendidos.