MUNDO – O caixão da rainha Elizabeth II será levado para Londres, nesta terça-feira (13), ao final de 24 horas de repouso na histórica catedral de Edimburgo, onde seus filhos, incluindo o rei Charles III, fizeram uma vigília silenciosa.

Charles foi acompanhado por sua irmã Anne e irmãos Andrew e Edward para a vigília de dez minutos na segunda-feira (12) na Catedral de St Giles, onde ficaram de cabeças baixas, nos quatro lados do caixão, enquanto membros do público passavam para prestar seus respeitos.

Embora um lamento de gaita de foles tenha sido o único som enquanto soldados de kilt carregavam o caixão no início do dia, os quatro membros da realeza deixaram a vigília na escuridão ao som de aplausos dos enlutados na rua.

“Fiquei impressionada com o fato de estar na catedral com a rainha Elizabeth, a quem admirei toda a minha vida”, disse Marie Claire Cross, 55. “Foi incrível no verdadeiro sentido da palavra e foi tão triste.”

Frances Thain, 63, disse que ficou surpresa ao ver os quatro filhos da falecida rainha quando ela entrou na catedral. “Eu estava simplesmente sobrecarregada porque havia muito o que absorver”.

Elizabeth morreu na quinta-feira (8) em sua casa de férias em Balmoral, nas Terras Altas da Escócia, aos 96 anos após um reinado de 70 anos, mergulhando a nação em luto.

Charles, 73, que automaticamente se tornou rei do Reino Unido e de 14 outros reinos, incluindo Austrália, Canadá, Jamaica e Nova Zelândia, está viajando para as quatro partes do Reino Unido antes do funeral e visitará a Irlanda do Norte.

Em Belfast, ele se encontrará com políticos e líderes religiosos e participará de um serviço na Catedral de St Anne da cidade antes de retornar a Londres.

Dezenas de milhares de pessoas de luto compareceram à Escócia, com grandes multidões se reunindo desde as primeiras horas para observar as procissões. Em Londres, um grande número de pessoas deixou flores e mensagens nos jardins dos parques reais.

O caixão da rainha deixará a Escócia pela primeira vez desde sua morte, quando for levado para Londres ao Palácio de Buckingham.

Na quarta-feira (14), ele será levado em uma carruagem de armas como parte de uma grande procissão militar para Westminster Hall, onde um período de repouso em estado começará até 19 de setembro, o dia do funeral.

Os membros do público poderão passar pelo caixão, que será coberto pela bandeira do Royal Standard com o Orbe e o Cetro do soberano colocados no topo, por 24 horas por dia até a manhã do funeral.