Londres – Milhares de ingleses estão nas ruas de Londres, nesta quarta-feira (14/9), para acompanhar o cortejo do corpo da rainha Elizabeth II. O caixão da monarca foi transferido do Palácio de Buckingham até o Westminster Hall, onde ficará exposto ao público por quatro dias. A cerimônia começou pontualmente às 10h22 (horário de Brasília) e durou 38 minutos.

O caixão estava adornado com a Coroa do Estado Imperial e foi transportado em uma carruagem da Tropa Real de Artilharia do Rei. Os filhos e netos da rainha, liderados pelo rei Charles III, acompanharam o trajeto a pé. Também fizeram parte do cortejo os primos da rainha e o sobrinho, o Conde de Snowdon.

A rainha consorte, a princesa de Gales, a duquesa de Sussex e a condessa de Wessex seguiram o cortejo de carro. Os presentes choraram e aplaudiram a falecida monarca. Alguns gritaram: “Deus Salve a Rainha”.

O cortejo passou por locais importantes do centro de Londres, como Queen’s Gardens, The Mall, Horse Guards e Horse Guards Arch, Whitehall, Parliament Street, Parliament Square e New Palace Yard.

O Arcebispo de Canterbury conduziu uma pequena celebração em Westminster com a presença de toda a família real.

Os ingleses poderão visitar e ver o caixão da monarca a partir das 17h (horário local). Westminster permanecerá 24h aberto até as 6h30 de segunda-feira (19/9), dia que a rainha será enterrada. O público precisa estar preparado para enfrentar horas na fila, segundo a BBC.

Preparação para o cortejo

O corpo da rainha Elizabeth II chegou ao Palácio de Buckingham, na noite de terça-feira (13/9). Por volta das 7h (horário de Brasília), desta quarta, o público começou a chegar aos arredores do Palácio de Westminster, para acompanhar a chegada do caixão.

As ruas em torno de Westminster e do Big Ben, famoso cartão-postal londrino, permaneceram bloqueadas. Para esperar, o público se acomodou nas ruas com cadeiras portáteis, câmeras fotográficas e bolsas térmicas com alimentos.

Fonte: Metrópoles