BRASIL – O ministro da Secretaria de Comunicação, Fábio Faria, defendeu o fechamento do Ipec, após pesquisa do instituto apontar tendência de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno, com 52% dos votos válidos.

Na sequência, o deputado André Janones (Avante-MG) ironizou o ministro e disse que ele, genro de Silvio Santos, em breve estará vendendo Jequiti de porta em porta. Confira:

Pesquisa Ipec/TV Globo

A duas semanas do primeiro turno das eleições, nova pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo, divulgada nesta segunda-feira no Jornal Nacional, mostrou tendência de ampliação da liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegou a 52% dos votos válidos e poderia vencer a disputa no primeiro turno.

Segundo a sondagem, Lula apresentou oscilação positiva de 1 ponto percentual das intenções de voto em uma semana e foi de 46% a 47%, enquanto o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) se manteve estável com 31%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Quando levados em conta apenas os votos válidos, que descontam os brancos e nulos e que servem para decidir o resultado da eleição, Lula passou de 51% para 52%, enquanto Bolsonaro foi de 35% para 34%.

Realizado entre sábado e domingo, o novo levantamento foi a campo em meio à viagem de Bolsonaro para as cerimônias do funeral da rainha Elizabeth e em um momento em que a campanha do presidente aumenta a artilharia contra Lula na propaganda eleitoral.

De outro lado, a campanha de Lula busca criar uma onda de voto útil na tentativa de liquidar a eleição no primeiro turno.

Segundo a pesquisa, em um eventual cenário de segundo turno, o ex-presidente venceria a disputa com uma vantagem de 19 pontos percentuais – há uma semana, essa distância era de 17 pontos. A diferença passou para 54% a 35%, ante 53% a 36%.