Todo dia 21 de setembro é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei Federal nº 11.133/2005, que tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de desenvolver meios de inclusão das Pessoas com Deficiência (PCD).

Em alusão à data, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e a Secretaria Municipal da Mulher Assistência Social e Cidadania (Semasc) com apoio da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), organizaram a programação do 1º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem como tema principal “Impacto social: A deficiência e o seu novo conceito”. O evento foi realizado no Auditório Belarmino Lins.

Para a conselheira municipal Fabiana Nascimento, que representa o Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab) dentro do CMDPD, a realização do primeiro Fórum é uma vitória. “Hoje é um dia nacional que para nós que trabalhamos na causa. E hoje o Fórum faz a seguinte pergunta: quais as perspectivas que vamos ter desses direitos pelos quais viemos lutando? Ficamos felizes pelo Fórum ser realizado nessa data e vamos continuar lutando por mais direitos e para conscientizar mais as pessoas”, declarou.

A programação do Fórum vai ser realizada até a tarde desta quinta-feira (22) e abordará temas como Mercado de Trabalho e Empregabilidade; Assistência e Previdência Social; Esporte e Lazer; Saúde e Educação para um público de 150 pessoas.

IMPORTÂNCIA DO EVENTO – Durante a Sessão Plenária, desta quarta-feira o presidente da Frente Parlamentar, deputado Álvaro Campelo (PV), destacou a importância do Poder Legislativo participar e acompanhar os debates, ajudando no avanço das políticas públicas para PCDs.

Segundo ele, em 2019 o Brasil tinha 17,3 milhões de pessoas com alguma deficiência e é preciso estar atento às reclamações sobre a falta de inclusão a acessibilidade para pessoas com deficiência na sociedade.