Brasil – Ao menos 15,5 milhões de brasileiros se identificam como LGBTQIA+. O número equivale a 9,3% da população adulta do país com idade acima de 16 anos. O levantamento divulgado nesta quarta-feira (21/9) foi realizado pelo Instituto Datafolha, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) All Out, e encomendada pela empresa brasileira Havaianas.

Levantamento mostra que a maior parte da população LGBTQIA+ está presente nas regiões metropolitanas (11%). Além disso, os números mostram que o índice tem maior anuência entre a população jovem (18% de 16 a 24 anos e 13% de 25 a 34 anos).

Segundo a pesquisa, apenas 54% das pessoas que se identificam como LGBTQIA+ discordam totalmente que há um respeito da sociedade, contra 37% daqueles que concordam.

Um número preocupante apresentado pelo levantamento é de que cerca de 57% da população LGBTQIA+ diz que sofre frequentemente com algum tipo de discriminação, preconceito e intolerância.

Outro índice importante apresentado é de que apenas 65% da população LGBTQIA+ diz ter um bom relacionamento familiar, número que ficou abaixo do apresentado pelos brasileiros em geral (80%).

LGBT

A pesquisa mostra que 2,7% da população brasileira se identifica como bissexual – quando a pessoa sente atração sexual tanto por pessoas do mesmo gênero como de outros. A população gay representa 1,6% e as lésbicas 1,2%.

Já a população transgênero, pessoas que não se identificam com o gênero atribuído ao nascer, e travesti, indivíduo que foi designado homem no seu nascimento, mas se entende como uma figura feminina, representa 1,7% de toda a população brasileira.

Levantamento aponta que 16% da população LGBTQIA+ economicamente ativa percebem que há comentários preconceituosos no ambiente de trabalho devido a sua orientação sexual. Outros 19% dizem que há alguma diferenciação no tratamento.

A pesquisa entrevistou 3.674 pessoas entre os dias 10 e 13 de maio e entre 7 e 13 de junho deste ano. O levantamento tem o nível de confiança de 95%.

Fonte: Metrópoles