Mundo – Na videoconferência que fez nesta quarta-feira (20) para a Assembleia-Geral da ONU, além de pedir a criação de um tribunal para punir a Rússia por crimes de guerra, Volodymyr Zelensky (foto) descreveu a cova coletiva em Izyum, cidade recentemente recapturada no noroeste da Ucrânia, e disse que a ajuda do Ocidente salvaria vidas.

“A Rússia quer passar o inverno no território ocupado da Ucrânia e se preparar para uma nova ofensiva: novas Buchas [outra cidade alvo de massacre por parte dos russos], novas Izyums”, disse o presidente ucraniano.

Zelensky voltou a criticar a posição de “neutralidade” diante da invasão das tropas de Vladimir Putin, adotada por países como o Brasil. “Aqueles que falam de neutralidade querem dizer outra coisa. Fingem proteger alguém, mas na realidade só protegem seus interesses pessoais.”

O presidente da Ucrânia também ironizou a alegação dos russos de que estão prontos para negociar. “Eles falam sobre negociações, mas anunciam mobilização militar. Falam sobre negociações, mas anunciam falsos referendos”. Em contraste, prosseguiu ele, a Ucrânia está preparada para “uma paz verdadeira, honesta e justa – é por isso que o mundo está do nosso lado”.

Zelensky também criticou os raros países que ficaram ao lado da Rússia e se opuseram a que ele falasse à ONU hoje, entre eles Belarus, Cuba, Nicarágua e Sìria. Outros 101 países autorizaram o discurso do ucraniano à Assembleia-Geral —19 se abstiveram, entre eles o Brasil.

Fonte: O Antagonista