O deputado estadual Cabo Maciel é presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas. Uma voz ativa no combate à criminalidade no estado.

Preocupado com o crescimento da violência em Itacoatiara, Maciel solicitou ao governador Wilson Lima o envio do grupamento de força da ROCAM, para realizar ações de policiamento intensivo na velha serpa, com ações táticas de repressão ao crime organizado.

Na manhã da última terça-feira, (20/09) policias da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (ROCAM), chegaram ao município de Itacoatiara sob o comando do deputado Cabo Maciel, foram iniciados os trabalhos de restauração da ordem púbica.

Os bairros mais violentos da cidade da pedra pintada estão recebendo ações de patrulhamento reforçado, segundo o deputado, “com a intensificação do policiamento e o patrulhamento tático com viaturas de grande porte da ROCAM a criminalidade em Itacoatiara vai ser reduzida, esse é o momento de garantir a segurança e ordem a população itacoatiarense”.

O município de Itacoatiara sofre com o crescimento acelerado da criminalidade. Uma das razões para escalada do crime organizado na cidade é déficit de pessoal no efetivo das forças de segurança que não acompanhou o crescimento populacional da cidade, são pouquíssimos policiais para atender as demandas de uma população que não para de crescer.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública os moradores de Itacoatiara já registraram mais de mil ocorrências de roubos e furtos no ano de 2022, o número de homicídios também é alarmante mais de 20 casos de homicídios foram registrados 6 deles em apenas um final de semana. Itacoatiara está entre as cinco cidades mais violentas do interior do Amazonas. A população clama por mais segurança.

A ROCAM esteve presente ao lado do TRE-AM na operação que suspendeu a distribuição de bens humanitários as vítimas de um forte temporal que atingiu bairros carentes do município. A ação causou revolta na população que estava esperando pelos benefícios do auxílio enchente.