BRASIL – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em comício no bairro do Grajaú (SP) neste sábado (24), ressaltou o combate ao desemprego e ao trabalho informal como uma das principais ancoragens de sua candidatura ao Planalto.

“O povo quer e precisa de trabalho decente. Não quer fazer bico ou biscate, entregar comida sem ter direito a descanso semanal remunerado, férias e recesso no Natal e Ano Novo”, afirmou a apoiadores.

Em aceno a motoristas de aplicativo, disse que tem como meta “legalizar a profissão” daqueles que trabalham em serviços de entrega e corridas. “O povo quer emprego digno, ser tratado com cidadão, ganhar o suficiente para comer a comida que entrega, e não entregar com o estômago roncando.”

Ressaltando também os aliados políticos que com ele dividiam palanque, em especial Fernando Haddad (PT), candidato a governador de São Paulo, pediu para que os votantes do Grajaú — que “há um tempo estiveram chateados com PT” — comparecessem às urnas para reduzir o número de abstenção de votos.

A fala vem associada a uma das estratégias da campanha petista que mira vitória no primeiro turno: na última quinta-feira (22), incentivou eleitores com mais de 70 anos, que não são obrigados a votar, a saírem de casa para participar do pleito no próximo dia 2 de outubro.