Brasil – Como uma última jogada da sua campanha após atingir teto de intenções de votos nas principais pesquisas a 9 dias eleições, enquanto observa seu principal adversário disparar com chances de vencer no primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro (PL) já teria armado com apoiadores a realização de ‘motociatas’ às vésperas do pleito em todo o país e tem esquematizado um suposto arcabouço argumentativo para atacar a credibilidade dos institutos de pesquisas. As informações foram publicadas na noite desta sexta-feira (23) no Estadão.

A fim de desmerecer as pesquisas eleitorais que apontam uma possível vitória de Lula (PT) no primeiro turno, Bolsonaro pretende contar não apenas com o grosseiro “DataPovo” que promove nas redes quando há manifestações a seu favor, mas também com as consultas do Instituto Brasmarket que o colocam na liderança do pleito. Ele apareceria liderando a corrida com 43% das intenções de votos de acordo com o instituto, contra 28% de Lula.

Além disso, também afirmou na noite desta sexta-feira, durante evento com mulheres evangélicas, em Contagem (MG), que “só entregará o poder bem lá na frente”, para alguém que “vai sucedê-lo democraticamente numa eleição limpa” e tornou a fazer referência ao Golpe Militar de 1964.

Mais cedo, em Divinópolis (MG), voltou a dizer que vencerá em primeiro turno caso as eleições “sejam limpas”, repetindo a bravata. A estratégia de Bolsonaro parece ser a de criar dúvidas quanto à eficácia das pesquisas que apontam possível vitória lulista em primeiro turno e, dessa forma, desestimular o voto útil no ex-presidente para forçar a conclusão da eleição no segundo turno, em 30 de outubro. Mas para isso ele aposta em criar um verdadeiro caos às vésperas das eleições que desnorteie uma grande parcela de eleitores.

Em live realizada na última quarta-feira, transmitida pelo Facebook, o presidente teria convocado seus apoiadores para fazer as famigeradas em todo o país. “O que está sendo discutido é uma grande motociata pelo Brasil no dia 1.º de outubro. A gente vai convidar o pessoal a dar duas ou três voltas pela Esplanada dos Ministérios. Tenho certeza de que milhares de motos estarão presentes”, disse.

Via: Revista Fórum