Brasil – A cantora e compositora Pitty publicou um texto, nesta quarta-feira (28), afirmando seu posicionamento contra Jair Bolsonaro (PL). A artista dividiu o texto em tuítes e classificou o atual presidente como uma “figura antidemocrática, machista, homofóbica, hipócrita e corrupta”.

“Quem conhece minha obra, minhas letras e minhas falas sabe o que eu penso. É uma vida dedicada à luta progressista”, disse a cantora.

Embora não tenha mencionado o nome do ex-presidente Lula (PT) no texto, em julho de 2022, durante show em Garanhuns (PE), Pitty saudou o tradicional coro do público “Olê, olê, olê, olá. Lula. Lula”.

A cantora respondeu: “É o Datapovo em Garanhuns, minha gente. Bom demais. Falei, terra de muita gente boa aqui. Tamo junto”, disse.

Leia a íntegra do texto de Pitty:

“2013; fui sentir a temperatura da rua nas chamadas ‘jornadas de junho’. comentei sobre o perigo de fechar os olhos e marchar com fascistas na sanha antipetista que se instalava. Em 2016, postei um monte sobre o golpe.

Desde então, sempre explicitei a opinião de quão absurdo me parecia eleger uma figura antidemocrática, machista, homofóbica – e que depois se confirma hipócrita e corrupta.

Grávida, fui brutalmente atacada pela militância digital de direita (a quem hoje chamam bolsonaristas?), pelas minhas falas sobre feminismo e direitos das mulheres. Inundaram as redes com fotos minhas grávida, memes, ameaças.

Em 2016 eu estava numa gravidez de risco, precisei ficar de repouso e muitos hormônios. Vocês não imaginam o impacto emocional que isso me causou. E eu mantive minha posição.

Quem conhece minha obra, minhas letras e minhas falas sabe o que eu penso. Como me posiciono. Desde ‘Máscara’, mesmo quando não se entendia, era sobre respeito às diferenças, pela liberdade de ser e existir democraticamente.

Se isso não é se posicionar, não sei o que é. É uma vida dedicada à luta progressista. Não é o momento. Não é a conveniência do momento. Desculpem o longo fio, mas um questionamento aqui outro dia acerca disso aflorou essa reflexão. Beijos, P”.