Manaus – O senador Omar Aziz (PSD) assinou nesta quinta-feira (29), uma carta com seis entidades brasileiras se comprometendo a ter a mobilidade sustentável como uma de suas prioridades na elaboração de políticas públicas.

A iniciativa ‘Mobilidade Sustentável nas Eleições’ pede o compromisso de candidatos no apoio a medidas que priorizam o transporte público, a acessibilidade de pessoas com deficiência e o incentivo a meios de transporte menos poluentes.

Omar pretende apoiar projetos que abordem a desoneração tributária da cadeia produtiva da bicicleta, dos equipamentos assistivos para pessoas com deficiência e do transporte público, bem como desenvolver uma política industrial de estímulo ao setor. O senador também se compromete a apoiar a retomada de um órgão no governo dedicado à política urbana, que seria responsável por desenvolver e implantar programas de promoção da Mobilidade Urbana Sustentável nos estados e municípios.

“Além da própria pessoa com deficiência, só quem sabe dos desafios de locomoção nessa cidade são os pais e mães que precisam levar seus filhos para uma consulta. Quando cuidei desse Estado me preocupei em adaptar todos os prédios públicos e casas doadas à população com acessibilidade, mas isso é o mínimo que podemos fazer. Essa carta abrange várias medidas que podemos fazer para deixar o nosso país um lugar melhor para essas pessoas que são invisíveis aos olhos de muitos”, declarou Omar Aziz.

Desde o início do seu mandato como Senador da República, Omar Aziz tem adotado a inclusão de pessoas com deficiência como prioridade nas suas votações, proposições e nos temas discutidos no Plenário. Só nos últimos anos, foram mais de 13 Projetos de Lei, Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e acordos internacionais relativos aos direitos e benefícios à população com necessidades especiais.