O Amazonas registrou mais 9 casos de varíola dos macacos (Monkeypox) e, agora, são 147 casos confirmados no total no estado. Todos os novos pacientes são homens, na faixa etária de 19 a 45 anos, sendo 8 residentes em Manaus e 1 em Iranduba (distante a 20 quilômetros de Manaus).

A última atualização dos casos aconteceu nesta quarta-feira (5), pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

De acordo com o órgão de vigilância em saúde, o início dos sintomas ocorreu no período entre 15 a 25 de setembro de 2022. Os principais sintomas informados são febre, cefaleia, erupção cutânea, tosse, astenia/fraqueza, edema peniano, linfadenopatia localizada.

Os pacientes seguem estáveis, em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelo CIEVS Manaus. Sendo assim, o estado do Amazonas passa a ter 147 casos confirmados; são 161 casos descartados e 49 casos suspeitos, que estão aguardando os resultados de exames. Dois casos detectáveis encontram-se hospitalizados, devido às dores nas lesões.