Brasil – Uma empresária, que possui perfil nas redes sociais identificado como Jacira Donai, ofendeu a população nordestina por ter votado em sua grande maioria no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições. Porém ela não é a única. Diversas pessoas nas plataformas sociais realizaram comentários preconceituosos contra os eleitores dessa região.

No vídeo, divulgado no TikTok, Jacira disse: “Estou passando aqui para deixar o meu recado de indignação com este País. Também quero deixar um recado para que os empresários fechem as portas das suas empresas para esse povo da Bahia que vota no Lula e depois vem aqui para a nossa cidade pedir emprego”.

“Porque o que mais se tem são carteiras (de trabalho) assinadas desses desgraçados desses nordestinos, que lá (na região nordeste) passam fome e depois vêm aqui para vender rede na praia e pedir emprego para servente de pedreiro e ficam dormindo na frente dos nossos estabelecimentos. Então, se eles escolheram o Lula, que fiquem no estado deles comendo (sic) o Bolsa Família”, completou.

“É uma indignação de como se tem povo burro, principalmente em Santa Catarina, que elegeram no segundo turno um desgraçado de um petista. Esse é o meu recado e vamos para cima nesse segundo turno”, acrescentou Jacira, ao direcionar as suas ofensas para outra região do País.

Vale ressaltar que a Lei n° 9.459/1197 prevê pena de um a três anos de prisão e multa para as pessoas que cometerem discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Onda xenofóbica

Infelizmente, ela não é a única a proferir esse tipo de comentário contra a população nordestina. Uma onda xenofóbica contra os residentes da região Nordeste tomou conta das redes sociais após a apuração dos votos no primeiro turno das eleições, no domingo (2).

Isso se deu pelo fato de a apuração mostrar que o ex-presidente Lula obteve o maior percentual de votos em todos os nove estados que compõem a região Nordeste. Veja o vídeo:

@arivaldoquerozdearaujo

♬ som original – Arivaldo Queiróz de Araújo