BRASIL – Circula nas redes sociais vídeo no qual uma mulher interrompe a homilia durante uma missa, na quarta-feira (12/10), da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, na Paróquia Nossa Senhora Da Luz, em Fazenda Rio Grande, no Paraná.

Aos gritos, a mulher, que não foi identificada no vídeo, pergunta ao padre se o “Deus da vida é a favor do aborto”. Sem entender a situação, o sacerdote responde que não.

Em seguida, a mulher acusa o religioso de, com a cerimônia, estar pedindo votos no candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele, então, responde: “Não estou pedindo voto no Lula”.

O padre prossegue com a cerimônia religiosa enquanto, enfurecidas, as pessoas continuam gritando e questionando o padre. Veja o momento:

Antes de ser interrompido, o religioso da Comunidade Nossa Senhora do Carmo falava sobre a xenofobia nas eleições.

“O Brasil, com todos esses contrastes que pudemos ver, com certeza, nas últimas eleições: uma parte do Brasil, pobre, e a outra, rica. Há um grande abismo entre eles e, mesmo assim ainda dizem que: ‘Ah, aquelas pessoas que votaram no Norte, votaram porque são analfabetos ou são ignorantes’. Eu, com muito orgulho e alegria, sou filho de nordestino”, pontuou.

“Esses nossos irmãos que muitas vezes excluímos e taxamos de nordestinos, negros, indígenas, são mais gente do que nós. Porque, com certeza, essas pessoas também são as pessoas que Deus está a acolher e interceder. Maria disse uma palavra que mudou nossa realidade, que foi o seu ‘sim’. Diante disso também ela disse que bem-aventurada é aquela que acreditou, porque se Deus fez derrubar dos tronos os poderosos e fez elevar os humildes”, continuou o clérigo.

Na cerimônia, ele ainda critica quem se utiliza da religião para “tentar angariar votos” e quem “prega o armamentismo”.

“O Deus da vida nunca vai pactuar com a violência. Nunca vai estar do lado daquele que prega o armamentismo porque Deus é amor e solidariedade. Nós, como católicos e cristãos, devotos de Nossa Senhora, possamos não aceitar o que tantas pessoas estão fazendo da religião para angariar votos”.

Veja a fala do padre:

Ao fim da cerimônia, o padre ainda lê aos fiéis uma nota da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na qual a instituição lamenta a “intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno” das eleições deste ano.