Amazonas – A partir desta quinta-feira (20), os comércios de Manaus vão deixar de disponibilizar sacolas plásticas para os clientes. Segundo a Associação Amazonense de Supermercados (AMASE), a medida acontece em cumprimento da Lei nº 2.799 de 13 de outubro de 2021.

Por meio de nota, a AMASE informou que houve uma alteração no parágrafo 1 da Lei, que proibiu a disponibilização das sacolas plásticas nos estabelecimentos, a partir da data marcada.

“Ficam proibidas a venda e a distribuição gratuita de sacolas descartáveis com compostos de polietileno, polipropileno ou similares, em Manaus, para os consumidores, comumente utilizadas em acondicionamento e transporte de mercadorias adquiridas em estabelecimentos comerciais que pertençam a redes de supermercados ou que possuam mais de dois mil metros quadrados de área construída individualizada, a partir de 20 de outubro de 2022, sendo permitida a distribuição gratuita de sacolas biodegradáveis e de sacolas retornáveis”, diz o trecho.

De acordo com a Associação, a medida foi tomada em razão de trazer menos prejuízo ao meio ambiente, com o descarte de sacolas que levaria até 100 anos ou mais para se decompor. Apesar disso, a AMASE disse que a Lei não proíbe a comercialização das sacolas biodegradáveis.

“Nós da AMASE, entendemos que a utilização das sacolas biodegradáveis, são a melhor opção, pois dá ao consumidor a oportunidade de levar suas mercadorias de forma tranquila e com a garantia que estará ajudando o meio ambiente. Sendo assim a comercialização das sacolas biodegradável é permitida por Lei e fica a critério do estabelecimento cobrar a mesma ou não”, informou.

Com o cenário, o jornalista Vinícius Leal, há algum tempo resolveu mudar os hábitos e adotou as ecobags e praticamente baniu a sacola plástica de sua rotina de compras.

“Eu percebi que já havia esse entendimento que a redução do consumo e a utilização de sacolas plásticas era necessário para reduzir o consumo de plástico. Aí eu percebi que era importante procurar essas soluções alternativas para como carregar materiais, compras, objetos”, disse.

Em um supermercado da cidade foi possível perceber que muita gente já aderiu as sacolas retornáveis, como a aposentada Ocetilha Normando.

“A gente tem que ter cuidado com o meio ambiente, porque a gente faz parte do meio ambiente. Então, se a gente não zelar, com o tempo vai se acabar tudo. Eu trago sacolas, levo caixas de papelão”, disse Ocetilha.

Fonte: G1