Brasil – Acampamentos que integravam o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Distrito Federal abriram as portas para receber a senadora eleita Damares Alves (Republicanos) e a vice-governadora eleita do DF, Celina Leão (PP), em apoio à candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL). O evento ocorreu neste domingo (23), nos acampamentos Nova Jerusalém e Leão de Judá, na zona rural de Samambaia.

Damares pediu votos para Bolsonaro e prometeu atender às demandas das comunidades. “Tenham a coragem de romper com o medo. Venham para o lado do bem, da paz, da verdade”, pediu, afirmando que manterá o diálogo com os assentados e acampados.

Junto com os apoiadores dos dois acampamentos visitados, famílias de outras sete comunidades ex-MST, que agora apoiam o governo Bolsonaro, também participaram do evento e entregaram uma carta conjunta com reivindicações. Líderes comunitários que antes militavam em favor do PT disseram que a mudança de posicionamento ocorreu em razão do não atendimento pelo governo petista das demandas das famílias que lutam por terras.

“Esse ato político de apoio a Bolsonaro vem para desmitificar que todas as áreas de acampamento e assentamentos estão com o PT. A gente não quer discurso, quer ações”, disse Thiarlys da Conceição Costa, presidente da associação da Comunidade Gabriela Monteiro, em Brazlândia (DF).

As lideranças pedem a regularização fundiária em áreas com ocupações irregulares, entrega de títulos de domínio para assentados da reforma agrária e de terras para famílias acampadas em áreas que são de domínio de órgãos ligados à União e ao Distrito Federal. Além disso, solicitam a inclusão de famílias em programas como O Morar Bem.

Em discurso, Celina Leão afirmou que levará às demandas aos governos distrital e federal, já que o direito à habitação é constitucional. “Nós temos que trabalhar muito pelo Brasil.”

Michelle Bolsonaro tinha presença confirmada no evento, mas não compareceu. Segundo Damares, a primeira-ministra passou mal na noite anterior e, por isso, não cumpriu com a agenda.

Fonte: R7