AMAZONAS – A empresa A. M. S. Affonso, ou A. M. Assessoria Política e Jornalística, dona do site Radar Amazônico, desembolsou a cifra de R$ 100.729,00, de “recursos próprios”, para pagar a pesquisa eleitoral realizada pela empresa MM Ideia Instituto de Pesquisa Ltda. (Instituto Ideia), que é a única a apontar o candidato ao governo do Amazonas, Eduardo Braga (MDB) mais próximo do primeiro colocado, o governador Wilson Lima (UB), candidato à reeleição no pleito desse ano.

O site Radar Amazônico, cuja dona é a jornalista Any Margareth Affonso, é declaradamente oposição ao governo de Wilson Lima e partidário da candidatura do senador Eduardo Braga. O ‘Radar’ foi o único site a publicar e publicizar o resultado da pesquisa. Nela, Braga aparece na segunda posição com 34% dos votos, enquanto Lima tem 40%. Ainda segundo a pesquisa, a margem de erro é de 3 pontos percentuais, o que configura empate técnico dentro da margem de erro entre os candidatos. Todas as outras pesquisas divulgadas nas últimas semanas dão a vitória garantida de Wilson Lima.

O empresário e radialista Ronaldo Tiradentes denunciou nas redes sociais no último sábado (22), a divulgação da pesquisa. “Tem uma pesquisa circulando por ai, uma pesquisa fake visivelmente fraudada. Essa pesquisa foi contratada por um site de notícias que trabalha dentro da casa de Eduardo Braga. É de uma assessora do Eduardo Braga, que aliás é motivo de piada e chacota no meio do jornalismo pela falta de seriedade com que ela escreve”, declarou.

Tiradentes ainda avalia que é impossível que haja empate técnico entre os dois candidatos. “Esse blog contratou uma pesquisa que ninguém sabe de onde partiu, um instituto anônimo de fundo de quintal e aponta uma diferença de 5 pontos percentuais em favor do Wilson Lima em relação ao Eduardo Braga. Mentira, fake não tem a menor possibilidade de empate técnico. A diferença mínima entre Braga e Wilson Lima é de 2 até 20 pontos percentuais, menor do que isso é fake”, afirmou.

Vantagem consolidada de Wilson Lima

Pesquisa Ipec/Rede Amazônica, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08161/2022 e divulgada na quarta-feira (19/10) revela que Wilson Lima vence a eleição com 53%, contra 41% de Braga. A margem de erro é de 3% pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, Wilson tem 56% e Braga, 44%, uma diferença é de 12 pontos percentuais.

Pesquisa Perspectiva, registrada com o número AM-04669/2022 e divulgada no último dia 20, aponta Wilson Lima com 51,9% e Braga com 40,2%. Levando em consideração somente votos válidos, Wilson tem 56,4% contra 43,6% de Braga. A margem de erro é de dois pontos percentuais e índice de confiança de 95%.