Brasil – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres, telefonou para o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o parabenizou pela vitória nas urnas no domingo (30), saudando também a força da democracia brasileira.

A informação foi passada durante uma conferência de imprensa na qual a porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, se reuniu com jornalistas para relatar a agenda do dia do líder da ONU. Os repórteres presentes na sala de pronunciamento questionaram Stéphane sobre uma possível contestação dos resultados das urnas por parte do candidato brasileiro derrotado, Jair Bolsonaro, ao que a funcionária do órgão respondeu que, qualquer um que o faça, em qualquer país, deve fazê-lo buscando a Justiça.

“A minha resposta é a mesma que damos para qualquer país que tenha eleições: confiamos e queremos que qualquer pessoa que tenha reclamações com os resultados eleitorais recorra aos processos constitucionais e legais estabelecidos”, respondeu a porta-voz de Guterres.

Fonte: Revista Fórum