O projeto dos Castramóveis, idealizado pela deputada Joana Darc (União Brasil), atingiu neste final de semana o marco de 10 mil animais castrados na capital, interior e comunidades indígenas isoladas do Estado do Amazonas. As ações foram realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Um fato histórico, que foi possível graças aos recursos de emendas parlamentares que foram destinados pela parlamentar e pelo também deputado Saullo Vianna (União Brasil).

Para a realização desse trabalho nas comunidades de difícil acesso foi usada uma embarcação, exclusiva, para abrigar os castramóveis, que percorreu a Calha do Rio Negro, em julho deste ano.

Foram contemplados os municípios de Autazes, Barcelos, Careiro, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro. Em Manaus, até o momento foram atendidos os bairros Armando Mendes, Campos Sales, Cidade de Deus, Cidade Nova, Compensa, Coroado, Grande Vitória, Japiim, Jorge Teixeira, Lírio do Vale, Nova Cidade, Novo Israel, Monte das Oliveiras, Morro da Liberdade, Ramal do Brasileirinho (Distrito Industrial) e São José do Operário.

Os trabalhos contaram com as equipes de veterinários voluntários de Manaus e, do Projeto Veterinários na Estrada, que vieram de Minas Gerais, exclusivamente, para ajudar no mutirão de castração).

De acordo com a médica veterinária e Consultora Técnica da equipe da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (SEMA), que atua nos Castramóveis, Dra. Gabriela Imakawa, o trabalho desenvolvido nos Castramóveis tem sido maravilhoso porque dá oportunidade de fazer o que ama. ‘Atuo na equipe de veterinários dos Castramóveis há mais de um ano, e tanto eu, como todos os demais colegas, amamos o que fazemos. Somos uma grande família, tanto no trabalho como na nossa vida particular. Trabalhamos com muito amor e dedicação à vida dos animais’, conta a Dra. Gabriela Imakawa.

Para a médica veterinária Kátia Tubino, o trabalho no Castramóvel é a realização de um sonho desde a época da faculdade. ‘Eu venho de uma atuação já de muitos anos, desde a época da faculdade, ajudando de forma voluntária os animais de rua. E atuar no Castramóvel é uma oportunidade de realizar essa vontade de ajudar os animais com mais auxílio e junto de pessoas que têm o mesmo objetivo’, disse, a médica.

Joana Darc explica que um dos objetivos do projeto sempre foi chegar aos locais de difícil acesso, onde não tem veterinários, atendendo os animais de pessoas carentes e de rua, de forma a promover o controle populacional de cães e gatos nas comunidades. ‘Nossa ideia, inicialmente, era castrar o maior número cães e gatos possíveis, e hoje estou muito feliz por ter atingido esse marco. A castração é muito importante, pois só por meio dela é possível ter um controle de nascimento dos animais, diminuindo o número de abandono e reduzir a incidência de doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos’, explica.

A parlamentar enfatiza o apoio do Governador Wilson Lima, que segundo ela, tem sido sensível às necessidades da causa animal.

‘Sou muito grata ao governador Wilson Lima, pois é graças ao seu apoio, que pela primeira vez, o Estado do Amazonas tem tido políticas públicas para os animais’, disse.

UPINHAVET – Os animais também foram contemplados com os serviços do Atendimento Veterinário Itinerante (UPINHAVET), que disponibiliza vacinação antirábica e viral, vermifugação, orientação veterinária e estética como corte de unha e limpeza de ouvido. Outra iniciativa que nasceu do trabalho de Joana Darc e ganhou título de projeto de governo da gestão reeleita do Estado.